Início » Notícias » Programa Reciclocidades recolhe mais de uma tonelada de resíduos e reduz impacto ambiental
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Artesã desenvolve arte a partir de materiais recicláveis 

Programa Reciclocidades recolhe mais de uma tonelada de resíduos e reduz impacto ambiental

O Programa Reciclocidades se destaca por sua proposta socioeconômica e socioambiental. De forma integrada, o programa trabalha em suas atividades o tripé da sustentabilidade ao focar na geração de renda, na redução de impactos ambientais e na inclusão social, ao reinserir no ciclo de consumo, resíduos que iam ser descartados – retirando-os do meio ambiente e reciclando-os. Além disso, gera oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em agosto de 2021 foi inserido um novo processo de controle no Programa, a fim de mensurar o seu impacto ambiental. Em parceria com a Gerência de Meio Ambiente (Gemam), construiu-se uma planilha para gestão dos resíduos sólidos na qual se reúnem informações quanto ao tipo de resíduo coletado, sua origem (se doador externo ou de unidades de serviços e de negócio), destino e quantidade.

Conforme monitoramento, no período de agosto a dezembro de 2021, foram 1.283,89kg de resíduos recebidos das diferentes instituições parceiras do Reciclocidades e encaminhados aos grupos produtivos e/ou utilizados em oficinas pontuais para atender encomendas, realizar capacitações e produzir novos produtos para comercialização. Neste quantitativo estão incluídos a lona vinílica (banner), plástico, jornal ou papelão, madeira ou PVC e tecidos, que se destacaram, representando 71% do total. A cada recebimento dos resíduos doados, as artesãs pesam os materiais, preenchem o formulário criado para esse fim e repassam para as técnicas sociais do programa, que alimentam a planilha compartilhada com a Gemam.

O programa já existe há 13 anos e desde 2011 trabalha com a formação dos grupos produtivos. “Na medida em que vamos vivendo a rotina de suas ações, vamos percebendo a gama de benefícios sociais, ambientais e econômicos que ele traz e, buscamos estratégias de mensurar isso. Desde 2015, fazemos o controle de entrada de caixa com as vendas dos produtos e fazemos pesquisa ex-anti e ex-post dos aspectos sociais dos participantes. Estava faltando o controle da parte ambiental. Em apenas seis meses foram mais de 1200kg de resíduos retirados do meio ambiente. Se estendêssemos isso para os anos anteriores, seriam, aproximadamente, 20 toneladas de resíduos já reciclados somente pelo Reciclocidades”, comemora, Samara Silveira, coordenadora de Responsabilidade Social.

Com foco voltado para a sustentabilidade, o Reciclocidades propõe ressignificar os resíduos que seriam descartados no meio ambiente, como jornal, revista, papel, retalhos e garrafa PET. Esses materiais são transformados em arte e renda para os membros do programa. O Reciclocidades é voltado para mulheres e homens de baixa renda, acima de 16 anos e incentiva o descarte correto dos resíduos, bem como, a reutilização através da reciclagem. Também inclui oficinas socioeducativas com temas que tratam sobre o meio ambiente.