Governo do Ceará e Cagece anunciam investimento de mais de R$ 50 milhões em obras nas redes de água e esgoto de Jericoacoara
Na tarde da última quarta-feira (09), o presidente da Cagece, Neuri Freitas e o governador do Ceará, Camilo Santana, estiveram em Jijoca de Jericoacoara assinando a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água da Vila de Jericoacoara, um dos mais importantes pontos turísticos do estado. Para realizar o empreendimento no local, serão investidos mais de 50 milhões, provenientes de recursos próprios da Cagece. As obras devem ser executadas até o ano de 2024, beneficiando cerca de 33 mil pessoas, entre público fixo e flutuante.
Segundo o presidente Neuri Freitas, diante de tamanho crescimento da Vila de Jericoacoara, bem como do potencial turístico da região, as obras para ampliação dos sistemas são essenciais e urgentes para a região. “Atualmente temos um sistema de abastecimento de água e um sistema de esgotamento sanitário que podem ser considerados pequenos para a demanda da localidade, pois foram construídos há mais de 20 anos, projetados para uma vila de pescadores. Hoje a realidade é outra. Temos um local que além de ter uma maior população, é potencialmente turístico, cheio de hotéis e pousadas, com grande volume de pessoas. Estamos construindo sistemas adequados e satisfatórios para o momento atual”, explicou.
A obra na rede de esgotamento sanitário consiste na instalação de um emissário submarino de 2,27 quilômetros de extensão e pelo menos 7 metros de profundidade para emissão final dos efluentes, além disso será instalado um novo módulo de tratamento de esgoto, com melhor tecnologia e a atual estação de tratamento de esgoto será totalmente reformada. No todo, a obra trará uma ampliação de 2,3 km de rede coletora para beneficiar toda a vila, ao realizar cerca de 254 novas ligações prediais.
Quanto ao sistema de água da região, serão implantados novas adutoras de maior diâmetro dentro da vila, quatro novos poços tubulares e uma nova estação de tratamento de água com tecnologia Osmose Reversa, uma das melhores da atualidade. Ao todo, o incremento na rede de distribuição de água será de 7,2 km.
Turismo e geração de empregos
A Vila de Jericoacoara é um ponto turístico mundialmente conhecido, que atrai turistas de todo o Brasil e do mundo para suas praias. O fluxo constante de pessoas desencadeia emprego para a população local. De acordo com o governador Camilo Santana, oferecer saneamento básico de qualidade é fomentar também turismo e geração de empregos.
“Vocês tem aqui um dos lugares mais belos do planeta. A gente quer usar esse espaço para servir as pessoas, mas para melhorar as condições de vida da população de Jericoacoara, em primeiro lugar. Otimizar o saneamento significa melhorar também o turismo, gerar empregos. Nosso objetivo é ter a melhor infraestrutura para atender da melhor forma tanto a população de Jericoacoara, como aos visitantes”, ponderou Camilo.
Trabalho Social
Por trás de todo maquinário, projetos e planejamento de obras, existe um olhar social para a população e estabelecimentos, minuciosamente executado e planejado pela Gerência de Educação e Interação Social (Geris). E esse trabalho começa antes da chegada das primeiras retroescavadeiras. No projeto de Jericoacoara ele já está ocorrendo.
“A Geris segue trabalhando antes, durante e depois de cada obra. Além das visitas domiciliares para informação do início das obras, nesse primeiro momento na vila, nosso objetivo é traçar o perfil sócio-econômico da população e fechar parcerias com as instituições. Tudo isso viabilizará traçar e colocar em prática nosso plano de ações sociais”, informa a profissional de educação ambiental Marta Gadelha.
Ao longo dos próximos meses, a Geris realizará blitze educativas, visitas domiciliares, seminários educativos envolvendo as lideranças locais, palestras em escolas, teatro de fantoches, campanhas de educação ambiental junto a hotéis, pousadas, dentre outros. Tudo isso com o intuito de, além de informar sobre a importância da obra, despertar o entendimento da população sobre educação ambiental e também acerca da importância do saneamento e sua correta utilização para promoção da saúde e preservação do meio ambiente.