Início » Notícias » Exposição que retrata mulheres que reescreveram a própria história após romper ciclo de violência recebe patrocínio da Cagece
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

A mostra fotográfica será realizada de 7 a 21 de março, no Shopping Iguatemi Fortaleza.

Exposição que retrata mulheres que reescreveram a própria história após romper ciclo de violência recebe patrocínio da Cagece

07/03/2022

No simbólico mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Cagece está patrocinando a 2ª edição da exposição interativa “O que não nos disseram”. Trata-se de uma mostra fotográfica, que será realizada de 7 a 21 de março, no Shopping Iguatemi Fortaleza e que aborda o protagonismo de mulheres que foram vítimas de violência e decidiram transformar a dor em força, ressignificação e coragem.

A programação é aberta ao público e além de 16 fotografias gigantes, o projeto traz também rodas de conversa, painéis informativos e arte acessível através de peças táteis, audiodescrição e interpretação em libras dos depoimentos. “O projeto ressalta o poder do protagonismo de nossas vidas. É sobre partilha, manifestação de existências (plurais que somos) e, principalmente, sobre a possibilidade de nos vermos mulheres de novo, porque, enquanto a violência nos reduz às estatísticas, compartilhar nossas histórias nos resgata e nos devolve a identidade. E isso, de nos sabermos vítimas, mas nos vermos mulheres, é poderoso para além do que se pode imaginar”, afirma Andressa Meireles, jornalista e idealizadora da Mostra.

De acordo com ela, a proposta é ampliar a discussão sobre as formas de violência e alcançar a sociedade de forma precisa e sensível, como um verdadeiro convite à educação e a transformação cultural. O projeto também chamado pela Sigla OQNND nasce de uma dor particular de Andressa Meireles, após ter rompido uma relação em que sofreu violência. Agora a iniciativa floresce com outras vozes. “É construído com as mãos, ouvidos, ombros e vozes de muitas, muitas mulheres, numa abordagem afirmativa, que reforça a coragem, a liberdade, a vida (e a beleza da vida), pautado não em superação, mas em ressignificação”, reforça Andressa.

Pensada para acolher e evidenciar a potência das mulheres fotografadas, a exposição traz mulheres também por trás das câmeras. No total, 13 fotógrafas contam, através de suas lentes, histórias que inspiram. Uma delas é a da promotora de vendas, Muryell Damasceno, de 36 anos. Para ela, participar do projeto é uma forma de expor para outras mulheres que é possível vislumbrar um novo caminho. “Eu acredito que o projeto tenha trazido pra mim e para outras pessoas que vivenciaram a minha história por meio da exposição, dos vídeos e áudios, uma compreensão melhor do que é superar a violência doméstica e poder vislumbrar uma vida depois disso. Isso é fundamental, não é uma utopia”, declara.

Saiba mais
Diante da pandemia, o projeto encontrou no mundo online uma forma de romper fronteiras e estreitar laços com mulheres de todo país e também do exterior. Desde março de 2020, já foram realizadas mais de 100 lives com autoridades e ativistas do enfrentamento à violência contra mulher, além de webinars para grandes instituições públicas e privadas do país.
Em pouco mais de 1 ano, a exposição também contribuiu para a formação de uma comunidade de mais de 40 mil pessoas no Instagram, que tem o propósito de promover a democratização de informações acerca do enfrentamento à violência. Além disso, o projeto estreou uma série no YouTube, abriu uma frente de atendimento e orientação jurídica e criou grupos online de apoio para mulheres vítimas de violência.

“O que não nos disseram” é uma realização da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, do Ministério do Turismo e do Instituto Aço Cearense. Além da Cagece, a segunda edição da Exposição conta ainda com patrocínio da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará e com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Serviço

Exposição O Que Não Nos Disseram
Dias: 7 a 21 de março
Local: Shopping Iguatemi Fortaleza (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz)
No horário de funcionamento do shopping.
Instagram: @oquenaonosdisseram
YouTube: O Que Não Nos Disseram