Imagem produzida antes da pandemia.
Cagece incentiva e valoriza práticas de voluntariado
No dia 5 de dezembro se comemora o Dia Internacional do Voluntário. Na Cagece, o voluntariado é uma prática valorizada desde 2011, quando foi instituído o programa de voluntários da companhia. Além de incentivar a solidariedade nos colaboradores, a iniciativa ajuda a promover a política de responsabilidade social da empresa, por meio de ações que beneficiam entidades filantrópicas e comunidades carentes. Atualmente, o programa “Voluntariado Cagece” conta com 108 colaboradores inscritos e 19 instituições cadastradas entre Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Quixadá.
Sávio Capistrano, técnico administrativo operacional da Gerência de Acompanhamento dos Programas e Empreendimentos (Geape), é um dos colaboradores da companhia que faz parte do programa desde dezembro de 2018. Para ele tem sido uma experiência gratificante e humanizada. “É um aprendizado constante e a gente se sente mais vivo doando amor para as pessoas. Quando praticamos a solidariedade, conseguimos resgatar a humanidade que todos nós temos que ter porque, afinal, ninguém vive sozinho. Do contrário, a gente perde a nossa sensibilidade para com os outros, porque é muito fácil olhar só para si. Por isso é essencial ter consciência de que tem muitas pessoas que necessitam do nosso carinho”, afirma.
Anterior às suas experiências no voluntariado da companhia, Sávio já praticava ações solidárias por conta própria, mas que haviam sido interrompidas devido aos compromissos do cotidiano. A Cagece trouxe novamente a possibilidade do colaborador continuar exercitando a sua compaixão e o amor pelo próximo, por meio das ações solidárias.
De acordo com Fabiana Carvalho, o programa de voluntariado da Cagece segue o conceito de voluntariado empresarial do Instituto Ethos. “O objetivo é incentivar e apoiar o envolvimento de seus colaboradores em atividades nas comunidades, estimulando e apoiando o envolvimento deles em ações voluntárias, promovendo, assim, o engajamento social”, afirma.
Neste ano de 2020, devido a pandemia de coronavírus, a maioria das ações teve que ser suspensa pela segurança dos colaboradores, mas outras foram possíveis de realizar seguindo com rigor todos os protocolos de higiene. Foi o caso da campanha “Operação Sangue Bom”, realizada na última terça-feira (1º), pelo terceiro ano consecutivo, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação contou com a participação de 102 doadores voluntários de sangue, de diferentes unidades de serviços e negócios da capital.