617 Cagece apresenta modelo de gestão Sisar em lançamento de programa federal - Portal Cagece
Início » Notícias » Cagece apresenta modelo de gestão Sisar em lançamento de programa federal
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Hélder Cortez (à esq.), Diretor de Negócio do Interior, ao lado do presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira.

Cagece apresenta modelo de gestão Sisar em lançamento de programa federal

06/12/2019

A convite da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Governo do Ceará e a Cagece apresentaram o saneamento básico rural do estado e o modelo de gestão Sisar durante evento de lançamento do programa federal “Saneamento Brasil Rural”, realizado em Brasília no início desta semana.

Representando o Ceará, estiveram presentes no evento o Diretor de Unidades de Negócio da Cagece no interior, Hélder Cortez, e o Secretário Executivo de Saneamento, Paulo Henrique Lustosa.

Conforme Helder Cortez, o lançamento do programa “Saneamento Brasil Rural” surge como oportunidade para captação de recursos do governo federal para avanços na universalização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário nas áreas rurais do Ceará.

“Por meio desse programa, os municípios do país vão poder fazer manifestações de interesses para atender suas comunidades rurais, que até então não possuem acesso a saneamento básico. Haverá critérios de seleção para captação de investimento do governo federal e o Ceará tem uma vantagem por ter o Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar – que é um modelo de gestão reconhecido nacional e internacionalmente”, destacou o diretor da Cagece.

Ainda de acordo com ele, dois diretores da Funasa demostraram interesse em visitar o estado para conhecer de perto o modelo de gestão Sisar aplicado no Ceará.

Saiba Mais

Cerca de R$ 219 bilhões serão disponibilizados pelo Governo Federal por meio do programa “Saneamento Brasil Rural” já em 2020. A expectativa é que o programa beneficie 45 milhões de brasileiros com acesso a saneamento básico, até 2038.

Durante participação no programa a “Voz do Brasil”, Helder Cortez avaliou o programa como um marco para saneamento rural do país. “A partir de agora nós temos um encaminhamento, uma estruturação para que o país possa aplicar e desenvolver o saneamento rural, apoiando os que já faziam bem feito e motivando outros estados e regiões, para que possam também investir no saneamento rural”, afirmou.