Início » Notícias » Sistema de abastecimento de água de Cascavel recebe melhorias realizadas pela Cagece
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Sistema de abastecimento de água de Cascavel recebe melhorias realizadas pela Cagece

28/11/2019

Mais oferta de água para Cascavel. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu a implantação de melhorias no sistema de abastecimento de água em Cascavel. As medidas fazem parte de um plano de ação que tem o objetivo de otimizar a distribuição de água e garantir segurança hídrica, além de atender à demanda de áreas em expansão imobiliária no município.

Ao todo, cerca de R$ 62,5 mil foram investidos na implantação das melhorias em Cascavel. As ações beneficiam diretamente os cerca de 70 mil habitantes do município. Entre os serviços realizados pela Cagece está a implantação de novos equipamentos de captação e distribuição de água no sistema de abastecimento, instalação de trecho de adutora e reforço de rede para atender a dois loteamentos na região.

No reservatório elevado da cidade, que armazena a água que é distribuída na sede do município, a Cagece executou a instalação de 300 metros de nova adutora para melhorar o fluxo da água que chega no reservatório.

Além disso, o sistema de abastecimento de água de Cascavel passou a contar com reserva de bombas nas duas estações de tratamento, uma que fica localizada na cidade e outra próxima ao açude Mal Cozinhado, como nos pontos de captação e bombeamento de água. A medida é importante para evitar intermitências no abastecimento durante ocorrências registradas no sistema.

Além disso, a companhia também realizou dois injetamentos de rede com a finalidade de atender a demanda de abastecimento de água dos loteamentos Bons Ventos e Morada Leste, localizados no município. Os injetamentos são serviços que interligam duas redes de distribuição de água.

Mais qualidade da água distribuída
A cidade de Cascavel fica na Região Metropolitana de Fortaleza e é abastecida pela Estação de Tratamento de Água do açude Mal Cozinhado (ETA Mal Cozinhado). O equipamento, inaugurado este ano pelo Governo do Ceará, por meio da Cagece, possui tecnologia moderna de dupla filtração para o tratamento da água, com a capacidade para produzir 130 litros de água tratada por segundo. A ETA possui uma adutora de 500 milímetros com mais de 8 km de extensão.