Cagece esclarece sobre dados do Instituto Trata Brasil veiculados em matéria publicada nesta quarta-feira (24)
Sobre as informações relacionadas aos índices de cobertura e atendimento de água, veiculado pelo jornal Diário do Nordeste, nesta quarta-feira (24), a partir do relatório publicado pelo Instituto Trata Brasil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), esclarece:
O índice de atendimento de água não pode ser confundido com índice de cobertura de rede:
índice de cobertura = rede disponível
índice de atendimento = população que utiliza o serviço efetivamente
Os dados apresentados nas matérias, apurados no relatório do Instituto, além de terem dois anos de atraso, já que são dados retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, referem-se ao percentual de população efetivamente atendida, que utiliza os serviços disponibilizados pela Cagece.
Já a cobertura, refere-se ao percentual da população que possui acesso ao serviço, que, em Fortaleza, vem crescendo desde 2013 e hoje é de 98,61%. O serviço está disponível para praticamente toda a população da capital e pode ser considerado universalizado.
O índice de atendimento, que de acordo com os dados apurados na matéria registrou redução de 9,58%, trata-se de um índice que leva em consideração a decisão do usuário de utilizar, ou não, o serviço disponibilizado pela companhia.
A Cagece ratifica que, em Fortaleza, há cobertura disponível em toda capital e não houve no último ano redução na disponibilidade do serviço. A companhia espera que os cidadãos escolham utilizar o serviço de abastecimento de água potável de qualidade.