A estrutura tem capacidade de para oferecer aproximadamente 69 KW, o necessário para o funcionamento da ETA Gavião.
Nova opção energética aumenta segurança operacional do abastecimento em Fortaleza e RMF
Como forma de garantir maior segurança operacional à captação, tratamento e distribuição de água em Fortaleza e Região Metropolitana, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) passará a contar com um novo ramal de energia, na estação de tratamento Gavião, equipamento responsável por abastecer o sistema integrado de Fortaleza. Concluído na última quinta-feira (02), o equipamento já encontra-se interligado ao sistema da Cagece.
A nova estrutura será uma fonte reserva, como forma de ação preventiva no caso de ocorrências de desabastecimento ocasionadas por queda de tensão, uma vez que os equipamentos necessitam de uma fonte de energia para funcionar.
No total, a estrutura tem capacidade de para oferecer aproximadamente 69 KW, o necessário para o funcionamento da ETA Gavião. Construído pela Enel Ceará, o sistema conta com 600 metros de linha, 10 postes e três chaves de controle.
Para o gerente de Manutenção Estratégica da Cagece, Emídio Ximenes, em ocasiões de queda de tensão, o serviço praticamente não será afetado: “Nos mobilizamos para conseguir esse equipamento porque ele aumentará a confiabilidade da operação, tendo em vista que no caso de uma parada, em pouco tempo conseguiremos trocar a fonte de energia. O cliente final praticamente não vai sentir”.
Saiba Mais
A estação de tratamento Gavião é o equipamento responsável por prestar serviços de abastecimento para cerca de 3,5 milhões de pessoas no sistema integrado, composto por Fortaleza, Maracanaú, Eusébio, Caucaia, parte do Maranguape, Pacatuba e Itaitinga.