Início » Notícias » Frota de carros da Cagece passa por testes de fumaça realizados pela Fetrans
Frota de carros da Cagece passa por testes de fumaça realizados pela Fetrans

Frota de carros da Cagece passa por testes de fumaça realizados pela Fetrans

23/04/2025

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) firmou um termo de cooperação técnica com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans), para a realização de “testes de fumaça” na frota de veículos movidos a diesel da companhia. A iniciativa tem como objetivo prevenir a emissão de fumaça preta no ar e reduzir a liberação de Gases de Efeito Estufa na atmosfera. A parceria teve início neste ano (2025) e o trabalho de aferição dos carros passará a ser realizado em Fortaleza e no interior do estado, anualmente.

O monitoramento e combate à emissão de fumaça preta é uma obrigatoriedade regulamentada no Brasil pelo Ministério do Interior, por meio da Portaria 100 de 1980, e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da Resolução n°18/1986. Os testes de fumaça na frota da Cagece serão realizados pela Fetrans por meio das ações do Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir. Com o monitoramento, a companhia busca atender aos requisitos legais da legislação vigente no país.

De acordo com Delano Cidrack, gerente de Meio Ambiente da Cagece, a companhia possui, no total, 423 veículos a diesel em sua frota e todos serão avaliados pela Fetrans até o final deste ano. Até o momento, os testes que foram realizados em alguns carros a serviço da empresa não apresentaram emissão de fumaça preta, que, além de causar a poluição do ar, é também um indicativo de problema na queima do combustível pelo veículo.

“A proposta é que seja feita uma análise por ano para evitar que a frota apresente emissão de fumaça preta. O termo de cooperação técnica entre a Cagece e a Fetrans tem um prazo de três anos, podendo ser prorrogado por mais tempo. Nós iniciamos o cronograma de verificações em março deste ano e o resultado tem sido satisfatório. Isso reflete também a qualidade dos serviços de manutenção realizados ao longo dos anos pela companhia, por meio da Gerência de Transportes (Gtran)”, afirma Delano Cidrack.

O gerente de Transportes da Cagece, Jorge Mota, destaca que a Cagece realiza manutenções preventivas e corretivas na frota de veículos, por meio de equipes próprias e também através de oficinas parceiras. “Além desses serviços, a companhia também se preocupa em não abastecer a sua frota com o diesel comum, mas sim com o diesel S10, que tem uma melhor qualidade, com baixa emissão de enxofre. Isso faz com que os nossos veículos tenham uma vida útil melhor, reduz os custos com manutenção e é menos poluente”, acrescenta.

A Fetrans, através do programa Despoluir, realiza uma série de ações que envolvem diagnósticos, aferições de motores, conscientização e implantação de rotinas que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa. No caso dos testes de fumaça, são utilizados equipamentos modernos, como o Opacímetro, que mede a opacidade dos gases nos veículos, e o Tacômetro, que mede a rotação e o desempenho do motor nos automóveis.

“O Programa Despoluir trabalha com a meta de atendimento dos veículos por estado de atuação da Fetrans, que são Ceará, Maranhão e Piauí. A parceria com a Cagece faz com que nosso programa ganhe destaque e amplie sua rede de atuação”, ressalta Fernanda Lima, coordenadora do núcleo socioambiental da Fetrans.

A parceria entre a Cagece e a Fetrans reforça um compromisso do estado do Ceará com a preservação do meio ambiente, por meio da melhoria da qualidade do ar, contribuindo também dessa forma no combate aos impactos da crise climática no planeta.