Cagece marca presença no 29° Encontro dos Profetas da Chuva
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) participou, no último sábado (11), do 29° Encontro dos Profetas da Chuva, realizado em Quixadá, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural sertaneja e apresentar para a população as previsões de mais de 30 profetas e profetizas para a quadra chuvosa de 2025.
Realizado pelo Ministério da Cultura e o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, o Encontro valoriza os saberes empíricos, e já se tornou parte da história de Quixadá, como explica Clébio Viriato Ribeiro, secretário da cultura do município:
“Há seis anos assumimos o compromisso de requalificar esse evento, porque nós compreendemos que o Encontro dos Profetas da Chuva já faz parte do DNA do povo quixadaense. Esse evento valoriza a cultura popular e reconhece a competência desses mestres e mestras da chuva, que tem uma intimidade muito grande com a natureza.”
O Assessor da Presidência e Idealizador dos encontros, Helder Cortez, destaca o seu real desejo ao criar esse evento, há quase 30 anos. “Há 29 anos eu não fazia ideia de onde nós iríamos chegar. Eu gostaria de resgatar essa cultura, mas o segundo passo é perpetuá-la, e nós estamos conseguindo fazer isso.
Como forma de reverenciar a memória nativa do sertão e aqueles que se foram, durante o encontro foi plantada uma nova muda no jardim dos profetas, homenageando o Profeta Manuel Estanislao, falecido em junho de 2024.
Para o evento de 2025, estavam presentes, além dos cearenses, profetas do Piauí, que também apresentaram suas previsões. Em relação ao Ceará, em geral, as profecias são positivas, e para este ano, segundo os profetas da chuva, a região não passará por seca e terá chuvas na média e em abundância em alguns períodos.
Além de ouvir as previsões, o encontro dos Profetas da Chuva presta homenagem à personalidades importantes para a realização do evento, e quem tem contribuído para o desenvolvimento da cultura regional do semiárido, bem como a difusão e a promoção da cultura de observação da natureza no Brasil e no exterior.
Para a 29° edição, foram homenageados; no saneamento, Juliana Menezes Garrido, Sênior em Saneamento do World Bank; na cultura, José Wally Mendonça Menezes, Reitor do IFCE; nos recursos hídricos, Francisco de Assis de Souza Filho, professor da UFC e Cientista Chefe da FUNCAP; e na agricultura, Paulo Henrique Saraiva Câmara, Presidente do Banco do Nordeste.
Além disso, receberam a comenda como apoiadores do evento os diretores da Cagece Carlos Salmito, Luciano Arruda, José Leite e o procurador jurídico Pedro Victor Pontes. Salmito encerra o evento agradecendo e reforçando o apoio da companhia na continuidade dos Encontros dos Profetas da Chuva.
“Temos orgulho em manter essa memória, e, em nome da companhia, nos dá muito orgulho ter a Cagece ajudando a manter essa cultura. A gente viu aqui os profetas e profetizas trazendo suas experiências, e ver esse resgate, essa preocupação em manter a cultura, é algo muito valioso”, completa o diretor.