Confira guia sobre revisão tarifária extraordinária e tarifa de contingência

Criado em Segunda, 26 Outubro 2015 11:54

O material está disponível para consulta online ou para realizar o download em PDF.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disponibiliza para a população guia informativo com orientações sobre revisão tarifária extraordinária e a tarifa de contingência. O material, disponível AQUI e nas redes sociais, tem por objetivo garantir maior transparência no processo de aplicação das tarifas. Se preferir, você pode fazer o download do material na área de anexos no final dessa matéria. 


REVISÃO TARIFÁRIA

A revisão tarifária extraordinária é aplicada quando há risco de desequilíbrio nas contas da Companhia, ou seja, quando o retorno obtido com a aplicação das tarifas não é suficiente para manter os serviços prestados.

Esta medida é tomada para que não haja o comprometimento da continuidade da prestação do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao consumidor. No caso da revisão tarifária extraordinária, o percentual médio adotado será de 12,9% de forma não linear nas categorias de clientes e faixas de consumo.

Além do aumento nos custos operacionais, decorrentes da seca, outros insumos como energia elétrica e o preço da água bruta adquirida pela Cagece tiveram aumento este ano. Desta forma, a revisão tarifária extraordinária é importante para que a Cagece possa minimamente equilibrar a capacidade de manutenção e investimentos de melhorias na prestação do serviço de água e esgoto.


TARIFA DE CONTINGÊNCIA

Já a tarifa de contingência, que tem por objetivo inibir o consumo excessivo de água em Fortaleza e Região Metropolitana. O mecanismo estipula aplicação de percentual sobre as tarifas de clientes que ultrapassem 90% do consumo médio anual. Neste caso, o percentual autorizado foi de 120% sobre o volume de água que ultrapasse a meta.

Acompanhe nas redes sociais: Facebook e Twitter

Ler 12084 vezes Última modificação em Terça, 24 Novembro 2015 14:06